teste área lateral
Tags

Alvaro Siviero é selecionado pela Fondazione Wilhelm Kempff

01 jun Alvaro Siviero é selecionado pela Fondazione Wilhelm Kempff

Alvaro Siviero é convidado pela Fondazione Wilhelm Kempff a participar de masterclasses sobre Beethoven.

O pianista Alvaro Siviero retornou no segundo semestre de 2006 da Casa Orfeo, Itália, que pertence a Fondazione Wilhelm Kempff. Siviero foi o primeiro brasileiro da história a ser convidado a participar da imersão na música de Beethoven através de masterclasses ministrados por John O’Conor, diretor da Royal Irish Academy e discípulo direto de Kempff. Durante este período de estudos que se iniciou no primeiro primeiro semestre de 2006, Siviero e o outros cinco pianistas mundialmente selecionados (um ucraniano, um coreano, uma americana, um israelense e um irlandês) passavam, no mínimo, quantro horas diárias acompanhando os ensinamentos de John O’Conor. Siviero ainda foi o escolhido para realizar o tradicional recital dedicado à música de Beethoven, no hall principal da Fundação, às margens do Mediterrâneo, para a sociedade de Positano.

Casa Orfeo
Localizada na costa Amalfitana, sudoeste da Itália, a Casa Orfeo faz parte de uma das mais importantes fundações musicais do mundo, a Fondazione Wilhelm Kempff, em memória do pianista alemão, considerado um dos maiores intérpretes de Beethoven, que passou os quase 30 últimos anos de sua vida em Positano, onde deu início às masterclasses que rapidamente se tornaram referência mundial. Faleceu no ano de 1991, aos 96 anos, na Casa Orfeo, onde residia.
Por ser o primeiro brasileiro, a Fundação Kempff – Casa Orfeo permitiu que Siviero estudasse no quarto em que Kempff veio a falecer – atualmente transformado em especial sala de música, onde se encontra o piano que o próprio Kempff utilizou para suas diversas gravações.
A Casa Orfeo é considerada a grande referência mundial para o estudo do repertório pianístico de Beethoven.


X