teste área lateral
Tags

Siviero é o solista do Concerto n.1 de Tchaikovsky, em Campinas

Siviero performs Tchaikovsky Piano Concerto n.1

01 fev Siviero é o solista do Concerto n.1 de Tchaikovsky, em Campinas

Enquanto diretor do Conservatório de Moscou, Nikolai Rubinstein convenceu Tchaikovsky a escrever para ele o célebre Concerto n.1 para piano e orquestra em si bemol menor, Op.23. Conforma afirma Tchaikovsky nas suas cartas, Rubinstein não ficou impressionado com o seu trabalho e condicionou a sua performance de estreia da obra à condição de o compositor a re-escrever. Tchaikovsky recusou e o trabalho que foi estreado pelo pianista Hans van Bulow. Conta a tradição que Rubinstein disse que o concerto teria notas em demasia. Fala-se também que Tchaikovsky, ao finalizar a obra, teria afirmado que, se o solista o interpretasse como devido, venceria e se sobreporia no embate com a orquestra.

Esta foi a obra escolhida pela temporada 2015 da Orquestra Sinfônica de Campinas, que contou com a regência de Luis Gustavo Petri. O Teatro Castro Mendes recebeu uma concorrida plateia que, rapidamente, ocupou os lugares de assento. “É um concerto muito arriscado pela ata dificuldade técnica que demanda. Com ele – e com algumas poucas outras obras faço o mesmo – utilizo a técnica da entrada na piscina: não pode ser aos poucos, temos que nos jogar de uma única vez”, declarou o pianista.

A apresentação, extensamente noticiada nos meios de comunicação, foi de grande impacto musical para a vida da cidade de Campinas que, pela segunda vez consecutiva, recebe Siviero para a temporada de sua orquestra.