teste área lateral
Tags

Gravado ao vivo, novo CD registra concertos de Rachmaninov e Tchaikovsky

18 jun Gravado ao vivo, novo CD registra concertos de Rachmaninov e Tchaikovsky

Siviero lança CD com o Concerto n.3 para piano, Op.30 de Rachmaninov e Concerto n.1 para piano, Op.23 de Tchaikovsky.
Um CD totalmente devotado a compositores russos, contendo duas obras mestras da literatura pianística. Registrado ao vivo no Teatro SESI-FIESP e Sala São Paulo, em ambas apresentações com ingressos esgotados, é perceptível a energia que o grande público acaba transmitindo à execução ardorosa do pianista, que executa as obras com total entrega musical. A efusiva reação di grande público, igualmente registrada na gravação, revela a empatia entre palco e platéia.
Dentre todos os concertos escritos para piano e orquestra, o Concerto n.3 de Rachmaninov é considerado o mais difícil e o que tem o maior número de notas. Sua estréia ocorreu em NY, com a New York Symphony Orchestra. Esse concerto, segundo afirmava o autor, deveria ser engolido de uma vez, interpretado com a fúria e voracidade de um tigre. “Eu escrevi esta obra para elefantes!”, comentou. Era seu concerto predileto.
O Concerto n.1 de Tchaikovsky foi descrito pelo próprio autor como uma “luta de duas forças iguais” (o piano em combate com a orquestra onde, segundo o autor, o piano sairia vitorioso se corretamente interpretado), o que traz à obra concepção enérgica e vigorosa. Seu início contém uma das passagens musicais mais iconizadas.