25 abr Siviero lança CD contendo as obras que interpretou para Bento XVI no Brasil
Mosteiro de São Bento, em São Paulo, promove evento homenageando aniversário de um ano da vinda do Papa ao Brasil.
No próximo dia 9 de maio, a partir das 19h, o pianista Alvaro Siviero lançará na Basílica do Mosteiro de São Bento, o CD The Pope Recital, a reprodução do recital que Siviero apresentou ao Papa Bento XVI durante sua visita ao Brasil, em maio de 2007. O CD, gravado em estúdio no Teatro Humboldt, teve Clement Zular como engenheiro de gravação, edição e masterização. O CD é composto por 12 faixas e faz parte do repertório obras de Beethoven, Chopin, Schubert, Brasílio Itibere, Gluck, Bach e Mozart, entre outros.
“Coube a mim a enorme honra e responsabilidade de ter sido convidado a realizar um recital fechado para Sua Santidade o Papa Bento XVI. Foram muitas as pessoas que me sugeriam fazer um registro desse recital, mas um sentimento de pudor, de resguardo da própria intimidade impedia de tomar tal decisão. Por ocasião deste primeiro aniversário da visita do Santo Padre ao Brasil, decidi romper meu silêncio. A gravação se transformou em um voltar no tempo. Um calafrio e uma reação de surpresa tomaram conta de mim quando, no dia em que os trabalhos de gravação se encerraram, me foi dito que era o dia do aniversário do Papa”, conta o pianista Alvaro Siviero.
As comemorações serão todas realizadas na Basílica e se iniciam com a celebração de uma missa festiva oficiada pelo Abade Geral do Mosteiro Dom Matias. Em seguida, haverá o descerramento da placa comemorativa. Algumas das obras do CD serão apresentadas ao público, interpretadas pelo pianista na nave central da Basílica.
A noite será finalizada com o canto “Laudis de Hicmari”, famoso canto gregoriano, que foi interpretado pelos monges do Mosteiro de São Bento para Bento XVI, no dia 10 de maio de 2007.