teste área lateral
Tags

Siviero realiza histórico recital Chopin na Cartoixa de Valldemossa, em Maiorca

07 abr Siviero realiza histórico recital Chopin na Cartoixa de Valldemossa, em Maiorca

Siviero realiza primeiro recital oficial na verdadeira cela em que Chopin viveu na Cartoixa de Valldemossa, em Maiorca, Espanha.

Durante o inverno de 1838-1839, Chopin permaneceu na cidade de Valdemossa, em um antigo monastério datado do século 14 visando a descansar e tratar-se de uma tuberculose que o consumia. O contratempo climático, unido a um desgaste já iniciado em sua relação com a escritora George Sand, trouxeram consequências catastróficas na vida do compositor polonês. Mas foi aí, neste pequeno povoado, que muitas de suas obras foram finalizadas, incluindo mazurkas, polonaises, scherzos…

O que ninguém suspeitava, no entanto, era o fato de que, como mostra o video acima produzido pela televisão espanhola, a verdadeira cela em que Chopin viveu não foi a de numero 2, mas a de numero 4. A noticia rapidamente correu o mundo (leia matéria).

No dia 02 de abril de 2011, contando coma presença de diversas personalidades acadêmicas e artísticas de diversas partes do mundo, Siviero foi o primeiro pianista a realizar o que foi o primeiro recital oficial dentro da verdadeira cela em que Chopin viveu, com repertório baseado nas obras finalizadas durante esse período maiorquino do compositor. O público convidado, que abarrotava o histórico e memorável espaço, trouxe até mesmo certa dose de inveja aos muitos turistas que, inutilmente, tentavam conseguir garantir sua presença. “Ser convidado para inaugurar a cela onde viveu Chopin é uma honra impossível de se descrever. Agregar este fato ao encerramento das comemorações do bicentenário de nascimento do compositor faz com que esse recital tome uma importância ainda maior”, afirmou emocionadamente o pianista Alvaro Siviero.